terça-feira, 27 de outubro de 2015

O Mundo Dá Voltas e Para no Mesmo Lugar


21 de outubro de 2015 chegou e enquanto escrevo esse texto Marty Mcfly está tentando impedir que seu filho vá para cadeia. Porem o velho Biff não é bobo e zarpa com o DeLorean a 12 de novembro de 1955 e entrega a ele mesmo, um almanaque com todos os resultados de competições esportivas de 1950 à 2000. Bem,  todos já sabem o enredo dessa estória e sabem também que o final é feliz como na maioria da ficção.
Agora é possível voltar no tempo? E será que assim como nas telas de cinema podemos ter finais felizes?
Bom, o único DeLorean que conheço até agora é a leitura. Sim, com um livro, uma revista, um jornal antigo, podemos sim por alguns instantes voltar no tempo. Agora se no futuro vamos ter finais felizes aí não sou mãe Dinah para prever.
Uma notinha me chamou a atenção enquanto folheava uma edição do jornal “O São Gonçalo” de 29 de outubro de 1992. Falava sobre a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus passando os limites do território nacional. Assim era a nota com o título de Dízimo Suíço:
“O “bispo” Macedo, não conformado com o dizimo brasileiro, fundou uma sede de sua igreja em Genebra, Suíça, e de lá vem periodicamente um emissário trazendo 50 mil dólares, que é o dízimo das devotas de lá. Lembrando ainda que em sua maioria elas são empregadas domésticas brasileiras que ganham em torno de 15 mil francos, o que equivale a cerca de 15 salários mínimos brasileiros. Deste jeito, a grande onda vai ser fundar novas igrejas pelo mundo.” (O São Gonçalo, 29/11/1992)

nota dizimo
Nota do “O São Gonçalo”, 29/11/1992

A sede no país que tem fama de paraíso fiscal foi a primeira de muitas. Hoje com mais de 200 no exterior e 6.500 no Brasil, a Igreja Universal foi fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares (R. R. Soares), que por desentendimento na administração da igreja, picou a mula e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.  As primeiras reuniões da Universal foram no coreto do Jardim do Méier e depois no espaço alugado de uma funerária. Hoje Edir Macedo aos 70 anos conta com uma fortuna de mais de 1,2 bilhões de dólares de acordo com a revista Forbes. Em 1989 adquiriu a Rede Record de Televisão por 45 Milhões de dólares.

Coreto_do_Meier_-_4854171856
Reuniões da IURD no Jardim do Meier

Pois é, 23 anos se passaram após essa pequena notinha do Jornal O São Gonçalo e novamente a Igreja Universal passeia pelas páginas dos jornais locais quando anunciou recentemente a compra da i9 Music  por míseros 30 milhões de reais.  Isso comprova que o mundo dá voltas, e pára no mesmo lugar. Pelo menos para Edir Macedo que não precisa de DeLorean e nem de almanaque com resultados esportivos para continuar enriquecendo. Ou será que enquanto pregava na Praça do Méier algum viajante do passado lhe mostrou a fórmula do enriquecimento? Sera?
Alex Wölbert é colaborador do Blog do Vovozinho,  Blog  Tafulhar, da página Sim São gonçalo, e, também, cronista do Jornal DAKI e Nosso Jornal. Considerado um dos maiores cronistas do Leste Fluminense, sobretudo, acerca da cidade de São Gonçalo-RJ. Faz parte do Projeto Recicla Leitores. Facebook: Alex Wölbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário